Pois que cá na roça, lá pelos idos de 1995 chega a tal da internet discada. Boa, não era ruim não. Não usávamos pra muita coisa, não. À época estava num escritório de contabilidade, então usávamos pra… NADA. Que me lembre, começamos a usar mesmo pelos idos de 1997-98. IRC, MIRC, ICQ e o início dos sites.
Com o tempo a coisa tomou forma, cresceu e se profissionalizou. É um mercado relativamente novo, mas com uma boa base e pessoas com ampla experiência em comunicação virtual, que é muito diferente da utilizada na vida real.
Logicamente o mercado publicitário aproveitou esse “novo” nicho, contratando os blogs e blogueiros para divulgarem de maneira sutil o que tivesse que ser divulgado.
Em 2005 tava em agência, aliás circulei por elas até 2008. Sim, trabalhei diretamente em agências e trabalho indiretamente com algumas até hoje. Como é coisa local, pessoal aqui patina bastante, principalmente na parte de controle a danos de marcas.
O que seria isso? Controle de danos? Sabe quando um cliente faz uma puta cagada, do tipo colocar uma garrafa de produto paraguaio sem retirar a etiqueta e vende a preço original? Aí a galera vai e compartilha aquilo como se não houvesse amanhã? Então, eles não fazem controle de danos de marca.
Outra coisa que as marcas daqui não se preocupam, são as cagadas que os representantes dessa marca fazem. Se algum representante bancar a agência famosinha do centro-oeste e mandar pintinhos vivos de brinde, as marcas dificilmente vão ficar sabendo, mas são marcas locais.
Agora pensa a preocupação de uma Procter & Gamble da vida, com o que os seus remunerados de alcance nacional tem? Porque um post mal feito pode ser o escárnio da marca, como acontece quando alguém faz cagada num post.
Você que trabalha profissionalmente com blogs, que tem marcas que confiam no seu bom senso e no seu trabalho: o que você anda fazendo com essa confiança das marcas? Como você acha que essas marcas reagiriam se você fizesse alguma cagada publicitária com seu trabalho? Como reagiriam se vocês incentivassem violência, calúnia ou coisas do gênero? Vocês já pararam pra pensar nisso?
Eu já, e estou curiosa. E quando fico curiosa eu pesquiso. Afinal, sou profissional indireta do mercado publicitário, e se todo aprendizado pra mim é válido, pra quem é profissional direto toda lição é bem merecida.
Pra que ir por vias normais?